Você está aqui: home // palavra do pastor // Não olhe para a aparência

Não olhe para a aparência

A paz seja contigo!

Palavra de reflexão sobre o texto de 1º Samuel 9:2


Não olhe para a aparência

 

A nação de Israel passava por dificuldades de cunho espiritual, religioso, moral e financeiro, e por esses motivos decidem mudar a história política do país. Eles decidem escolher um Rei, e pedem a Deus que os dê um rei que os governe – 1º Samuel 8:5,6 e 7.

Abençoada é a nação cujo Deus é o Senhor e o povo que o escolheu.

Muitas vezes as nossas escolhas são equivocadas. Nós olhamos o exterior, mas Deus olha o nosso interior. Ele conhece o nosso coração, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos. Pense nisto!

Fazer distinções entre as pessoas, preferindo aqueles de prestígio e posição, é incompatível com a fé em nosso Deus.

O valor humano não pode ser igualado a raça, riqueza, classe social ou lugar de nascimento(Tiago 2).

Ele é bonitinho, ou bonitinha, vou me casar com ele ou ela. Há um adágio antigo que diz que “boniteza não se põe na mesa”.

Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse. Nada havia em sua aparência para que o desejássemos(Isaías 53:2).

Disse o Senhor ao profeta: ouve a voz do povo, eles não querem mais a mim vosso Deus.

A nação, o povo decidem escolher para os governar e oprimir um governante segundo os seus olhos.

Eles escolhem pela beleza física, posição social e status na sociedade.

Decidem escolher um belo rapaz, filho de classe média alta, bonito, com corpo atlético, um bom porte físico, talvez até poliglota, até o seu nome ajudava: Saul, que quer dizer pedido ou escolhido.

Saul era jovem casado com uma bela moça e tinha um filho chamado Jônatas, que na opinião do povo tinha todas as qualidades para se tornar um bom governante, segundo os olhos humanos.

Porém não era submisso as leis de Deus. Por esse motivo o profeta de Deus falou-lhe a seguinte palavra: Eis que o obedecer é melhor que sacrificar e o ouvir é melhor do que presentes.

Deus orienta o líder espiritual, o homem de Deus e diz que os poderes naturais e espirituais andam naturalmente juntos(1º Samuel 16:7).

Encontramos o Messias, o nosso Salvador Eterno, disseram os discípulos, mas o que olha pelos olhos naturais perguntou-lhes: de onde Ele vem? Como se a localização significasse em alguma coisa. Nazaré, lhe responderam.

Será que de Surubim poderá emergir alguém para levar a palavra de salvação às pessoas?

Depois de 40 dias de jejum, num lugar seco, árido, desértico, com a pele queimada, Jesus não tinha nenhuma beleza externa. Vejamos a Jesus Cristo, não o belo como muitas igrejas o apresentam, mas o Cristo do oriente, moreno, com 30 anos, sem beleza nenhuma, depois de 40 dias de fome, andando pelo deserto em meditação, orando, chorando, com suas roupas sujas, a barba por fazer. Por fora, não havia nada, mas por dentro, tudo. Pense nisto!

O embrulho as vezes nos engana, mas o importante é o produto interno. Muitos sábios andam com os cabelos desalinhados, barba por fazer, mas eles tem uma mente sabia, uma inteligência ajudadora.

Os irmãos belos de Davi não tinham qualidades para ser rei, eles não tinham intimidade com Deus, que é o que nós mais temos que ter em nossa vida.

Quem ama o filho ama o Pai, disse o Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Saul é uma lição sobre a diferença que existe entre o homem carnal e o homem espiritual.

Ele foi um rei fraco, incompetente e desobediente; Ele tinha acesso a palavra de Deus, que era ensinada pelo profeta Samuel, mas não quis ouví-la.

Sua queda ainda foi mais trágica pelo fato de ele ser uma persona pública e representante entre Deus e o povo.

 

Deus nos abençoe!

Pastor Zito da Silva e equipe de Fé.

Shalom Adonai!

Sempre haverá um esboço de pregação e palavras do pastor no site ao qual o amado irmão poderá usá-los em suas mensagens e para sua edificação. Estamos orando por todos aqueles que visitam o site. Deixe seu pedidos de oração aqui. Os seus pedidos de oração serão levados para o Tabernáculo da Fé. Se sentir no coração, venha nos visitar em uma de nossas reuniões, Deus tem algo especial para você! Clique aqui e veja o endereço e horários. Você é bem-vindo!

davi golias2 Não olhe para a aparência

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Copyright © 2012 Igreja do Evangelho Quadrangular – Vila Antonieta. Todos os direitos reservados.
Design por IEQ Vila Antonieta. Powered by WordPress.
Igreja do Evangelho Quadrangular de Vila Antonieta - Ministério Tabernáculo da Fé
Rua Refinaria Mataripe, 972. Vila Antonieta. São Paulo - SP.