Você está aqui: home // artigos, esboços de pregação, notícias // Orgulho que leva a derrota

Orgulho que leva a derrota

Que a paz esteja convosco.


Palavra para meditação sobre o tema:

Tema: Orgulho que leva a derrota.

Texto: 2º Crônicas 21:16, 19 e 20.

 

Orgulho é um sentimento egoísta, uma admiração pelo próprio mérito. Excesso de amor próprio, arrogância ou soberba.

Eliabe, irmão de Davi, era orgulhoso(1 Sm 17:28).

Um coração orgulhoso nos leva às vezes a acusar outras pessoas de coisas que nós mesmos estamos enfrentando.

Há um falso conceito de Orgulho e humildade, onde muitas pessoas dentro da igreja pensam que humildade é agir com cautela demonstrando ser espiritual. Eles colocam a humildade com uma ação externa, quando a humildade é de dentro para fora.

Uzias foi coroado Rei aos 16 anos de idade. Quando ungido Rei, buscou a Deus com grande fervor Se você fosse promovido com 16 anos, também iria buscar muito a Deus.

A Bíblia nos diz que, enquanto buscou o Senhor Deus, o fez prosperar( 2ºcrônicas 26:5) Deus o abençoou muitíssimo, tornando-se um grande rei. Ele conduziu a nação de forma a se tornar muito forte economicamente e militarmente.

Porém, depois que Uzias se tornou poderoso e Milionário, o seu orgulho provocou a sua queda. O mundo está cheio de Uzias. Ele foi infiel ao Senhor e isso acabou levando-o à queda. O coração se tornou orgulhoso quando estava forte e não fraco. A prosperidade e sucesso subiram-lhe a cabeça e ele parou de buscar a Deus. Dessa forma são muitos cristãos dentro das igrejas e também no seu trabalho.

Realmente, a pessoa cai no tempo da abundância e não cai no tempo da escassez.

O orgulho é armadilha que derruba muitos crentes. Quando se torna um crente, ele tem muita fome e sede de Deus. Porém com tempo a sua atitude muda, eles começam a criticar o pastor, a música, os outros membros, tornando-se um opositor até mesmo dos seus irmãos.

Só lê na Bíblia o que interessa, pois já tem as suas próprias doutrinas pré-estabelecidas. Esquece da humildade de coração que já tiveram. O amor edifica, a soberba busca seus próprios interesses, quase sempre escondidas na religião. Deus nos ensina que o saber sem amor leva orgulho e soberba.

Quanto mais orgulho e invadia o coração do Rei Uzias, mais orgulhoso se tornava. O orgulho e o espírito religioso andam de mãos dadas. Não cumprimenta mais a irmã, finge que não se conhece, andando com nariz empinado. O orgulho na igreja é bem escondido. Ele se esconde atrás de uma falsa religiosidade acha-se como semideuses.

Assim falou o Senhor Jesus: o filho não pode fazer nada desse mesmo somente o que ele vê O Pai fazer(João 5:19). Vejam os filisteus! Eles agiam de forma espiritual e Santa porem seus corações estão cheios de orgulho.

A aparência deles era muito espiritual. Eles faziam campanhas, dizimavam, faziam longas orações e várias vezes durante a semana iam a igreja. Porém não obedeciam ao Espírito Santo de Deus. Assim frequentam a igreja e participam de tudo, porém seus corações estão cheios de orgulho e soberba.

Uzias quando foi ao confrontado pelo sacerdote ficou furioso. O orgulho sempre arruma desculpas colocando a culpa nos outros. O orgulho é cego, levou o rei a ficar leproso perdendo todo seu reinado, morrendo pobre, esquecido e pobre.

O orgulho germina nos corações. Lembre-se do Filho Pródigo, quando perdeu todo o seu dinheiro e comendo comida de porcos caiu na realidade, vendo que o seu orgulho o tinha derrotado. Jonas buscou uma rota fácil saindo da presença de Deus porém depois de três dias na barriga do peixe caiu na realidade se humilhou.

Orgulho e motivações egoísta correm à revelia nos Ministérios, principalmente entre os líderes,levando-os a separação e divisão. Muitos perdem promoções em suas empresas que trabalham por se acharem mais sábios que os demais. Brigas e discussões são provocadas pelos orgulho(Provérbios 13:10).

Como está o seu coração, há orgulho ou humildade? Seja prudente, reparta o seu conhecimento com outros e não se torne uma fonte de orgulho.

 

Pastor Zito da Silva e equipe de fé

Shalom Adonai!

Sempre haverá um esboço de pregação e palavras do pastor no site ao qual o amado irmão poderá usá-los em suas mensagens e para sua edificação. Estamos orando por todos aqueles que visitam o site. Deixe seu pedidos de oração aqui. Os seus pedidos de oração serão levados para o Tabernáculo da Fé. Se sentir no coração, venha nos visitar em uma de nossas reuniões, Deus tem algo especial para você! Clique aqui e veja o endereço e horários. Você é bem-vindo!

 

Imagem orgulho miniatura 800x489 136493 300x183 Orgulho que leva a derrota

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Copyright © 2012 Igreja do Evangelho Quadrangular – Vila Antonieta. Todos os direitos reservados.
Design por IEQ Vila Antonieta. Powered by WordPress.
Igreja do Evangelho Quadrangular de Vila Antonieta - Ministério Tabernáculo da Fé
Rua Refinaria Mataripe, 972. Vila Antonieta. São Paulo - SP.